A Ucrânia divulgou, neste sábado (7), um vídeo que mostra o trajeto completo de um dos 117 drones que atacaram aviões de guerra russos em bases militares do país no fim de semana passado.
Nas imagens, distribuídas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), que arquitetou o ataque durante um ano e meio, é possível ver o drone decolando do telhado de uma residência com o ataque já em andamento até atingir um caça Tu-22.
СБУ оприлюднила нове відео зі спецоперації «Павутина»: кадри показують шлях одного з FPV-дронів від вильоту з даху модульного будинку до ураження літака
— СБ України (@ServiceSsu) June 7, 2025
➡️ https://t.co/jI4mlF9IUh pic.twitter.com/YrY9xSvqXA
Os aviões estavam na base aérea em Irkusk, na Sibéria. Todo o trajeto do drone durou cerca de dois minutos e oito segundos.
O ataque foi comemorado pela Ucrânia por causar danos considerados “irreparáveis” ao arsenal aéreo da Rússia.
Outras imagens divulgadas pelo SBU mostram vários trechos de drones no momento em que atacam os 41 caças afetados pela ofensiva.
O órgão informa que os 117 drones, pilotados, cada um, remotamente por um soldado, contava com um sistema que utilizava ajuda de inteligência artificial para que encontrassem o alvo quando perdiam o sinal do controlador.