Ouvindo...

Avião caí na Bolívia e, sobreviventes ficam dois dias em pântano com jacarés comendo chocolate

Sem ferimentos graves, sobreviventes foram encontrados por pescadores da região

Ainda segundo o piloto, a comida consumida pelo grupo foi recuperada do interior da aeronave, que estava parcialmente submersa.

Uma pequena aeronave com cinco pessoas a bordo caiu na última quarta-feira (30) em uma área de pântano na região norte da Bolívia. O resgate, no entanto, só foi concluído na manhã de sexta-feira (2), conforme informou o Ministério da Defesa do país.

A bordo estavam o piloto, três mulheres e uma criança. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou gravemente ferido. O grupo sobreviveu durante dois dias consumindo apenas chocolate e farinha de mandioca, de acordo com relatos divulgados pela imprensa local.

A aeronave havia decolado do município de Baures com destino à cidade de Trinidad. Cerca de uma hora após a decolagem, o piloto informou problemas técnicos, antes que o contato com a torre fosse perdido.

Segundo o Ministério da Defesa, o piloto, identificado como Pablo Andrés Velarde, de 27 anos, conseguiu realizar um pouso de emergência. Em entrevista à emissora Unitel, ele contou que a aeronave caiu em uma área pantanosa, próxima a um ninho de jacarés.

“Caímos em um pântano e, bem ao lado, havia um ninho de jacarés. Mas, graças ao combustível que vazou da aeronave, a água ficou contaminada e o forte cheiro acabou afastando os animais. Eles não chegaram a se aproximar”, relatou o piloto, ainda do leito hospitalar.

Uma das sobreviventes, Mirtha Fuentes, também falou à imprensa sobre a emoção do resgate. “Todos choramos de felicidade por estarmos vivos. Tínhamos hematomas, mas estávamos vivos e com muita sorte, graças a Deus e à inteligência do piloto”, disse.

O Ministério da Defesa informou que as buscas começaram logo após o desaparecimento da aeronave, mas foram dificultadas pelas condições climáticas adversas nas primeiras 48 horas. Apesar da passagem de outras aeronaves pela região, os sobreviventes não foram localizados de imediato.

Ainda segundo o piloto, a comida consumida pelo grupo foi recuperada do interior da aeronave, que estava parcialmente submersa. O resgate foi feito por pescadores que encontraram os sobreviventes na manhã de sexta-feira.

A Força Aérea Boliviana transportou o grupo de helicóptero até a cidade de Trinidad, onde todos receberam atendimento médico, conforme a CNN.

“Graças ao trabalho de nossa equipe especializada, neste momento os cinco resgatados, incluindo uma criança, estão vivos. Estamos empenhados em garantir a segurança e os cuidados médicos necessários”, afirmou o presidente da Bolívia, Luis Arce, em comunicado oficial.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.