O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, acusou nesta terça-feira (18) Vladimir Putin, de ter rejeitado a proposta de cessar-fogo, após uma onda de ataques violentos contra infraestruturas civis.
‘Infelizmente, houve ataques, especificamente em infraestrutura civil. Um ataque direto de um drone “Shahed” em um hospital em Sumy, ataques em cidades na região de Donetsk e drones de ataque atualmente nos céus das regiões de Kiev, Zhytomyr, Sumy, Chernihiv, Poltava, Kharkiv, Kirovohrad, Dnipropetrovsk e Cherkasy’, escreveu Zelensky na rede X.
‘Hoje, Putin efetivamente rejeitou a proposta de cessar-fogo total. Seria correto que o mundo respondesse rejeitando quaisquer tentativas de Putin de prolongar a guerra. Sanções contra a Rússia. Assistência à Ucrânia. Fortalecimento de aliados no mundo livre e trabalho em direção a garantias de segurança. E somente uma cessação real de ataques à infraestrutura civil pela Rússia, como prova de sua disposição de acabar com esta guerra, pode trazer a paz para mais perto’, disse o líder da Ucrânia no X.
Antes do ataque, Putin e Trump alcançaram “um entendimento para trabalhar rapidamente com o objetivo de conseguir um cessar-fogo total e, em última instância, o fim” da “horrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia”.