O Papa Francisco afirmou neste domingo (16) que está passando por um “momento de dificuldade” devido à pneumonia bilateral, que o mantém hospitalizado no Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.
A declaração está no texto do Angelus dominical, que foi divulgado pelo Vaticano apenas em formato escrito pelo quinto fim de semana consecutivo, uma vez que o
“Estou passando por um período de provação e me uno a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança”, escreveu o líder da Igreja Católica.
“Nesse sentido, quanta luz brilha nos hospitais e locais de cura! Quanto cuidado amoroso ilumina os quartos, os corredores, as clínicas, os locais onde se realizam os serviços mais humildes!”, acrescentou o Papa, que também agradeceu pelas orações por sua recuperação.
“Sei que muitas crianças rezam por mim; algumas delas vieram aqui hoje ao Gemelli como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O Papa ama vocês e espera sempre encontrá-las”, salientou.
No Angelus, Francisco também renovou o apelo por paz nos “países feridos pela guerra”, como “a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Myanmar, Sudão e República Democrática do Congo”.
“O Santo Padre ainda precisa de tratamento médico hospitalar e de fisioterapia motora e respiratória. Esses tratamentos, no momento, têm mostrado melhoras graduais e contínuas”, diz o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, que deve divulgar um novo boletim médico entre terça (18) e quarta-feira (19).
*Com informações de ANSA