Ouvindo...

Trump diz estar aberto a acordo comercial com Argentina

Milei afirma estar disposto a retirar a Argentina do Mercosul se for necessário para concluir um acordo de livre comércio com os Estados Unidos

Trump se reuniu com Milei há alguns dias, ao final de uma convenção conservadora perto de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse nesta segunda-feira (3) que está aberto a análise de um acordo comercial com a Argentina, governado pelo Javier Milei.

‘Vou considerar qualquer coisa’, respondeu Trump a um jornalista que disse na Casa Branca se contempla a possibilidade de firmar um acordo de livre-comércio com a Argentina, como pediu Milei.

‘Acho que ele é genial, certamente. Acho que é um grande líder. Está fazendo um grande trabalho [...] um trabalho fantástico. Resgatou [o país] do esquecimento’, acrescentou.

Milei afirma estar disposto a retirar a Argentina do Mercosul, o bloco comercial que reúne cinco países sul-americanos, entre eles o Brasil, se for necessário para concluir um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.

Leia também

‘A única coisa que [o Mercosul] conseguiu desde a sua criação é enriquecer os grandes industriais brasileiros à custa de empobrecer os argentinos’, disse Milei no sábado (2) em seu discurso na abertura anual do Congresso.

O presidente argentino tem outro acordo em mente: um novo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que espera firmar em breve.

Trump se reuniu com Milei há alguns dias, ao final de uma convenção conservadora perto de Washington e foi convidado à Casa Branca nos próximos meses.

*Com informações da AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.