O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ucraniano Volodymyr Zelenskyy ‘não está pronto para a paz’ enquanto os Estados Unidos estiverem envolvidos na guerra com a Ucrânia. Em uma declaração na rede social X - antigo Twitter - o republicano comentou a
“Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Aprendemos muito que jamais poderia ser compreendido sem uma conversa sob tanta pressão e tensão. É impressionante o que surge através da emoção, e eu determinei que o presidente Zelenskyy não está pronto para a paz se os Estados Unidos estiverem envolvidos, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero paz”, postou.
O republicano ainda deu a entender que expulsou o ucraniano do Salão Oval. “Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu respeitado Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”.
Discussão
Trump e Zelensky discutiram durante uma reunião na Casa Branca. O norte-americano acusou o ucraniano de ser desrespeitoso com os Estados Unidos e afirmou que o Zelensky “não tem autoridade para dar ordens”.
“Você está apostando a vida de milhões de pessoas. Está brincando com a Terceira Guerra Mundial. O que você está fazendo é extremamente desrespeitoso com este país, que te apoiou muito mais do que muitos achavam que deveria”, disse o republicano.
O comentário ocorreu antes da assinatura de um acordo sobre a exploração de terras raras na Ucrânia.