Ouvindo...

Eleições americanas: eleitores latinos contribuem para vitória de Donald Trump

Trump obteve o apoio de 45% dos eleitores latinos a nível nacional, em comparação com 53% de Kamala Harris, segundo uma pesquisa de boca de urna da NBC News

Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos, com maioria republicana na Câmara e no Senado a seu favor. Em uma corrida acirrada contra Kamala Harris, do lado democrata, o magnata conquistou eleitores latinos para garantir a vitória.

O candidato republicano foi eleito para seu segundo mandato com 277 delegados no Colégio Eleitoral, nesta quarta-feira (6), conquistando todos os estados-pêndulo. Segundo uma pesquisa de boca de urna da NBC News, entre os eleitores que garantiram sua vitória, estão os latinos, que representam 12% do eleitorado a nível nacional.

Apesar da retórica anti-imigração do magnata de 78 anos, Trump obteve o apoio de 45% dos eleitores latinos a nível nacional, em comparação com 53% de Kamala Harris. Um número muito maior do que os 32% obtidos em 2020, frente aos 65% de seu rival democrata, Joe Biden.

Leia também

Segundo a pesquisa, o bom desempenho deve-se principalmente aos homens latinos, que se voltaram em peso para Trump, em uma tendência que já era visível semanas antes das eleições. Em uma pesquisa da Naleo (Fundo Educacional da Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Designados), já se observava que os homens apoiavam quase igualmente a vice-presidente democrata Kamala Harris 46% e Donald Trump 42%.

Outras pesquisas anteriores apontaram que, assim como para a maioria dos norte-americanos, a economia e a perda de poder aquisitivo também eram os pontos decisivos para a comunidade latina que reside nos Estados Unidos, tendo outros assuntos como secundários.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais