Na noite desta sexta-feira (23), um ataque a faca durante um festival na cidade de Solingen, no noroeste da Alemanha, matou ao menos três pessoas e deixou várias gravemente feridas. De acordo com o jornal Bild, o incidente ocorreu por volta das 21h45, no horário local (16h45 no horário de Brasília).
O evento, que celebrava o 650º aniversário da fundação do município, foi interrompido após o ocorrido. Testemunhas relataram que um homem esfaqueou várias pessoas aleatoriamente.
O festival, conhecido como “Festival da Diversidade”, era um evento de três dias que incluía música, peças de teatro, apresentações musicais, desfiles de estudantes e tendas de gastronomia.
Cerca de 80 mil pessoas eram esperadas para participar das festividades, que começaram nesta sexta e se estenderiam até domingo (25). Devido ao ataque, a programação foi cancelada.
A polícia alemã está tratando o caso como um possível ataque terrorista e confirmou que o agressor está foragido. As forças de segurança estão mobilizando todos os recursos disponíveis, incluindo agentes e veículos, para realizar uma operação de busca em larga escala na tentativa de localizar o agressor.
Leia também:
O prefeito de Solingen, Tim Kurzbach, lamentou o ocorrido em uma mensagem publicada na página oficial da cidade no Facebook: “Esta noite, todos nós em Solingen estamos passando por choque, horror e grande tristeza. Queríamos celebrar o aniversário da nossa cidade juntos e agora temos que lamentar os mortos e feridos”, declarou o prefeito, que também enviou suas orações às vítimas que lutam por suas vidas e agradeceu às equipes de resgate e segurança pelo trabalho realizado.
O governador da Renânia do Norte-Vestfália também manifestou seu pesar: ‘Nessas horas sombrias, os corações e mentes das pessoas do nosso estado e de outras regiões estão em Solingen, onde um ato de violência brutal e sem sentido atingiu o coração do nosso estado’, escreveu ele no X, antigo Twitter.