Comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007 por quatro amigos, Jesse Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez. A data visa celebrar e unir pessoas ao redor do mundo para apreciarem uma das bebidas mais consumidas mundialmente.
O Brasil, conforme relatório feito pela holding japonesa Kirin, foi o terceiro maior consumidor de cerveja em 2022, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Naquele ano, foram consumidos mais de 14,9 mil quilolitros da bebida no território brasileiro.
Os primeiros registros dessa bebida na humanidade são de 5500 anos atrás, quando escavadores encontraram na cidade pré-histórica de Godin Tape, localizada atualmente no Irã Ocidental, um vaso com indícios químicos de que, nele, havia cerveja. No Brasil, a bebida queridinha dos brasileiros passou a ser produzida em 1853, na cidade de Petrópolis, quando a cervejaria Bohemia foi inaugurada pelo alemão Henrique Kremer. A produção que era pequena, de apenas 6 mil garrafas, eram distribuídas apenas na região em charretes e carrinhos de mão.
Hoje, mais de 170 anos depois, a bebida ganhou o coração do Brasil e, conforme o relatório da Kirin, no país foram consumidos 110 garrafas de cerveja para cada brasileiro durante o ano de 2022.