Em meio a revolução digital, alunos do ensino fundamental da Califórnia (EUA) estão novamente obrigados a aprender a ler e escrever com letra cursiva a partir de 2024.
A Lei Estadual 446, sancionada em outubro de 2023, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, retoma a exigência de aulas de caligrafia para os 2,6 milhões de estudantes californianos da primeira à sexta série, com idades entre 6 e 12 anos.
A nova legislação também instrui aulas cursivas para as séries “apropriadas”, geralmente a partir da terceira série.
Em 2013, a Califórnia eliminou a exigência de que as escolas ensinassem letra cursiva. A lei, conhecida como California Common Core State Standards, foi adotada por 45 estados e o Distrito de Columbia.
No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Associação Nacional de Professores de Educação Primária, 62% das escolas primárias na Califórnia continuaram ensinando letra cursiva.
Desafio
Especialistas dizem que aprender a letra cursiva melhora o desenvolvimento cognitivo, a compreensão da leitura e habilidades motoras.
Alguns professores também consideram importante ensinar as crianças a ler documentos históricos e cartas de gerações passadas.
Na Orangethorpe Elementary School, em Fullerton, cerca de 50 km de Los Angeles, a professora Pamela Keller disse que já ensinava letra cursiva antes de a lei entrar em vigor, mas algumas crianças reclamavam da dificuldade.
“Nós dizemos a eles: isso vai deixar você mais inteligente, vai fazer algumas conexões em seu cérebro e vai ajudá-lo a passar para o próximo nível. E então eles ficam entusiasmados porque os alunos querem ser mais inteligentes. Eles querem aprender”, disse Keller à CNN.
*Com informações da CNN
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.