Ouvindo...

OMS pede ‘informações detalhadas’ à China após relatos de surto em crianças

Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas emitiu alerta sobre ‘doença preocupante’ no país asiático; Organização Mundial da Saúde afirma que acompanha o caso

Situação gera alerta para novo surto de Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (22), que pediu “informações detalhadas” às autoridades chinesas após receber relatos sobre um surto de pneumonia que tem afetado, principalmente, crianças. A instituição também recomendou que o país asiático “adote medidas para reduzir o risco de doença respiratória”.

Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), a OMS afirma que as informações sobre um aumento nos casos de doenças respiratórias na China foram relatadas por autoridades chinesas durante uma coletiva de imprensa no dia 13 de novembro. Segundo a OMS, os casos seriam causados por vírus variados, como o da gripe, pneumonia e o SARS-CoV-2, o mesmo vírus da Covid-19.

Ainda segundo a OMS, o sistema de vigilância Promed-Mail relatou, dias depois, casos próximos de pneumonia no Norte da China. O sistema ProMED foi o responsável por divulgar informações iniciais sobre outros surtos anteriores, como os de ebola e o da própria Covid-19.

O artigo da ProMed traz um comentário do especialista Dan Silver, que afirma é cedo demais para pensar no surgimento de uma outra pandemia e que aguarda a chegada de informações definitivas para entender a extensão e a gravidade desta doença.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.