O fotojornalista Issam Abdallah morreu nesta sexta-feira (13), durante
Segundo a AL Manar, TV do grupo terrorista Hezbollah, outros dois jornalistas libaneses da Al Jazeera e um da AFP também ficaram feridos no mesmo ataque. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do ataque que vitimou Issam Abdallah. A operação foi feita por Israel pouco após uma explosão no muro que divide os países ser registrado. Veja o vídeo:
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Em seu site oficial, a Reuters confirmou a morte do fotojornalista e explicou que o profissional fornecia um sinal de vídeo ao vivo para a empresa. “Estamos buscando urgentemente mais informações, trabalhando com as autoridades da região e apoiando a família e os colegas de Issam”, disse a empresa em nota.
Em sua última publicação no Twitter, Issam Abdallah compartilhou um vídeo que mostrava uma grande coluna de fumaça branca na região em que ele estava. A publicação já conta com centenas de comentários e milhares de compartilhamentos.
Mísseis de tanque foram lançados no local, que, segundo a Reuters, era um observatório do exército libanês. O número total de jornalistas atingidos muda de acordo com cada fonte, variando de três para seis profissionais. Em um vídeo que registra o momento da explosão, uma jornalista afirmou que, após o ataque, não conseguia sentir as próprias pernas. A imagem mostra que os repórteres que estavam no local foram impactados pelos estilhaços.
Guerra entre Israel e Hamas
O grupo palestino Hamas assumiu a autoria dos ataques que deixam centenas de mortos em Israel e na Faixa de Gaza no dia 7 de outubro. Infiltrados da organização islâmica, que é considerada terrorista, promoveram um ataque surpresa com foguetes no Sul do país. Em reação, o governo israelense declarou guerra e atacou o lado palestino.
Segundo a última atualização, feita na quinta-feira (12), o conflito entre Israel e o Hamas já deixou 1.417 mortos na Faixa de Gaza e 1.300 em Israel, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI).