Ouvindo...

Times

Casa Branca denuncia ‘pavoroso’ bombardeio russo contra aldeia que matou 51 pessoas na Ucrânia

Um míssil atingiu um café e um mercado; este é considerado o ataque mais mortal da Rússia contra a Ucrânia neste ano

A Casa Branca denuncia “pavoroso” bombardeio russo contra aldeia ucraniana, que deixou 51 mortos, nesta quinta-feira (5), de acordo com autoridades do país. Esse é o ataque mais mortal da Rússia contra a Ucrânia neste ano. Uma das vítimas é uma criança de 6 anos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque terá retaliações.

O governador da região de Kharkiv, Oleh Synehubov, afirmou que o míssil atingiu um café e um mercado às 13h15 (7h15 de Brasília). Neste horário, os estabelecimentos estavam cheios.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está na Espanha para um encontro de líderes europeus e se pronunciou pelas redes sociais.

“Um míssil russo atingiu um supermercado comum no distrito de Kupiansk, na região de Kharkiv. Este foi um ataque terrorista totalmente deliberado, demonstrativo e brutal. Até agora, mais de 51 pessoas foram mortas. Minhas condolências a todos aqueles que perderam seus entes queridos! Assistência está sendo prestada aos feridos.”

O presidente continua a postagem afirmando que o ‘terror russo’ precisa ser interrompido no país.

“O terror russo deve ser interrompido. Todos aqueles que ajudam a Rússia a contornar as sanções são criminosos. Aqueles que continuam a apoiar a Rússia apoiam o mal. A Rússia precisa deste e de ataques terroristas semelhantes por uma única razão: fazer da sua agressão genocida a nova normalidade para todo o mundo.”

Ao final do pronunciamento, o presidente agradece líderes e nações que apoiam a Ucrânia no que ele denomina de ‘defesa da vida’.

“Agradeço a cada líder e a cada nação que nos apoia na defesa da vida! Estamos agora concentrados com os líderes europeus, em particular, em como fortalecer a nossa defesa aérea, reforçar as nossas tropas e proteger o nosso país do terror. Os terroristas enfrentarão retaliações. Aquele que é justo e poderoso.”

Com informações da AFP

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais