Uma baleia orca foi vista na costa de Yorkshire, na Inglaterra, pela primeira vez em 16 anos, confirmou uma instituição de caridade para a vida selvagem nessa segunda-feira (12).
A orca, que raramente aparece em águas britânicas, foi vista a cerca de 3 km do mirante Grandstand, na Reserva Natural Bempton Cliffs, perto de Bridlington, na tarde de segunda-feira. Acredita-se que a baleia, que foi vista viajando com um grupo de baleias minke, faça parte de uma população que vive nas ilhas escocesas de Shetland e Orkney. As informações são do Ther Mirror.
“Tivemos muita sorte de ter pessoas no lugar certo, na hora certa. As orcas-touro têm uma barbatana dorsal alta que é muito distinta. Foi vista cerca de cinco vezes antes de nadar para o sul, e havia depois, uma grande corrida para o Flamborough Bird Observatory, mas não foi visto novamente”, detalha o gerente do site RSPB Bempton Cliffs, Dave O’Hara.
A rara aparição acontece depois que dois machos, apelidados de John Coe e Aquarius, foram vistos várias vezes no Mar da Irlanda no verão do ano passado. Na avaliação de O’Hara o momento indica um bom sinal de recuperação da vida marinha no Mar do Norte.
"É muito emocionante. Tem havido muita preocupação com o fato de as orcas se tornarem menos férteis devido à poluição dos oceanos, mas nas Shetland elas estão em recuperação e agora há vários grupos - eles são caçadores especializados de focas.”