Uma companhia aérea turca anunciou que, a partir do dia 3 de novembro, crianças e bebês serão proibidas de ocupar assentos na parte da frente da aeronave. A Corendon Airlines explicou que tomou a medida para não incomodar outros passageiros. Ela será implantada, primeiramente, na rota de Amsterdã para Curaçao, nos Países Baixos.
Para se sentar nos assentos da frente o passageiro deve ter mais de 16 anos. A seção “livre de crianças” será composta por nove assentos com espaço extra para as pernas e 93 assentos comuns na classe econômica, com cortinas e paredes que separam a zona familiar, que ficará na parte traseira do avião.
Para ficar na nova área com espaço extra para as pernas, o passageiro precisará pagar 100 euros (R$533) por trecho. Já para as cadeiras econômicas fora da zona familiar, serão cobrados 45 (R$239) euros extras por trecho.
“Isso pode ter um efeito positivo para os pais que viajam com crianças pequenas. Eles podem aproveitar o voo sem se preocupar se seus filhos fizerem um pouco mais de barulho”, disse o CEO da Corendon, Atilay Uslu.
Outras companhias já tomaram medidas parecidas, como a low cost ScootinSilence, com sede em Singapura, e a AirAsia X, com sede na Malásia.