Uma pessoa morreu e outras 70 mil ficaram ilhadas durante o festival Burning Man, que acontece no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Uma forte chuva nesse sábado (2) causou inundações e deixou o solo lamacento e escorregadio. A organização pede para que as pessoas permaneçam no local até que seja seguro sair.
Durante a chuva de sábado, uma pessoa morreu. Ainda não há mais informações sobre as circunstâncias da morte, que será investigada. A identidade da vítima não foi divulgada.
Em entrevista à CNN, o sargento Nathan Carmichael, do Departamento de Polícia do Condado de Pershing, informou que o solo “parece grudar nas pessoas, nos pneus”, o que torna a locomoção complicada, seja a pé ou de carro. Muitos trailers, usados pelos participantes do evento, estão presos no local.
As equipes chefiadas por Carmichael e a própria organização do festival pediu para que as pessoas fiquem no local “até que o solo fique duro e seguro o suficiente para viajar”. Segundo a CNN, até o momento não houve escassez de alimentos ou água, e que não há pânico - mesmo com as dificuldades, os participantes estariam “de bom humor”.
Previsão é de mais chuva para este domingo (3)
A previsão do tempo para a região é de mais chuva neste domingo (3). “Tempestades mais fortes serão capazes de chuvas muito intensas, granizo pequeno e rajadas de vento de vento de mais de 40 mph [aproximadamente 64 km/h]”, informou o escritório do NWS de Reno, em Nevada.
O festival, que acontece desde 1986, ainda enfrenta outros obstáculos. Manifestantes estão bloqueando as estradas que levam ao festival em protesto pela preservação do meio ambiente. A ação causou um engarrafamento de mais de uma hora.