Uma nave indiana não tripulada pousou na Lua nesta quarta-feira (23), perto do polo sul, considerado um ‘lado oculto’ e pouco explorado. O primeiro-ministro do país classificou o dia como “histórico”.
A nave “Chandrayaan-3 pousou com sucesso na Lua”, anunciou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), sob aplausos dos engenheiros.
A missão lunar foi registrada em tempo real (veja vídeo abaixo) pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).
“O Mission Operations Complex (MOX) está cheio de energia e emoção!”, detalha a organização que afirmou, ainda, que as imagens LPDC ajudam o Módulo Lander a determinar a posição (latitude e longitude) “comparando-as com um mapa de referência lunar a bordo.”
O Chandryaan-3 (CH3) da Índia é a última entrada na órbita lunar. Atividades mais intensificadas ao redor da Lua estão previstas nos próximos anos devido ao interesse renovado na exploração lunar, anunciado pelas missões Artemis para retorno à Lua e pelos preparativos para a colonização de Marte”, detalha comunicado da organização .
"É necessária uma melhor compreensão do ambiente para formular práticas de mitigação razoáveis para evitar ameaças de grande aproximação nas órbitas planetárias.”
As atuais Diretrizes de Mitigação de Detritos Espaciais da ONU e do Comitê Interagências de Coordenação de Detritos Espaciais (IADC) são aplicáveis a naves espaciais e estágios orbitais “que serão injetados na órbita da Terra.”
“Portanto, com base nas lições aprendidas durante a operação no regime próximo da Terra, é interessante e desejável realizar estudos relacionados a aproximações próximas, tendo em vista o número crescente de objetos nas órbitas lunares.”
Com informações da AFP