Ouvindo...

Ex-advogado de Trump, Rudy Giuliani se entrega após acusação de fraude nas eleições

Rudy Giuliani, que também foi prefeito de Nova York, é acusado de tentar alterar o resultado do pleito de 2020; ex-presidente Trump deve se entregar nesta quinta (24)

Giuliani também foi prefeito de Nova York

Rudy Giuliani, ex-advogado de Donald Trump e ex-prefeito de Nova York, se entregou às autoridades da Geórgia na tarde desta quarta-feira (23). ele é acusado de tentar alterar o resultado das eleições de 2020 na região Sul dos Estados Unidos. O ex-presidente dos EUA deve se entregar nesta quinta-feira (24).

Horas antes, Giuliani havia confirmado que se entregaria, disse que já havia enfrentado “batalhas muito piores do que essa” e ironizou a decisão da Justiça estadunidense, afirmando que o sistema foi “politizado”.

“Não é normal que tenham acusado todos os seus advogados. Vão me fotografar. Não tem graça? Uma foto do homem que provavelmente colocou na cadeia os piores criminosos do século XX. Vão me desacreditar tirando uma foto minha”.

Giulliani foi prefeito de Nova York entre 1994 e 2001 e a cidade estava sob seu comando quando foi atingida pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Ele foi o assessor jurídico de Trump nos últimos anos.

“Sou o mesmo Rudolph Giulliani que acabou com a máfia, que fez de Nova York a cidade mais segura dos Estados Unidos”, disse, destacando que o julgamento demonstrará que as acusações são “um completo engano e uma mentira”.

Rudy Giuliani deve pagar uma fiança de US$ 150 mil para responder ao processo em liberdade.

Trump vai se entregar

Além de Giulliani e Trump, os promotores da Geórgia acusaram o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows e outros advogados do ex-presidente. John Eastman, um ex-advogado de campanha de Trump e Scott Hall foram recebidos na delegacia na terça-feira (22) enquanto os advogados Kenneth Chesebro e Ray Smith tambpem se apresentaram na quarta-feira (23).

Espera-se que Trump se apresente na quinta-feira (23), antes do limite definido pelas autoridades. O ex-presidente, que é favorito para a nomeação republicana, enfrenta quatro julgamentos penais. Assim como Rudy Giuliani, Trump deve pagar fiança para responder em liberdade.

(Com informações de AFP e CNN Brasil)

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.