A influenciadora Mia Dio, de 22 anos, decidiu ‘apelar’ para a inteligência artificial (IA) para tentar descobrir se seu companheiro estaria vivendo um outro relacionamento. Em suas redes sociais ela compartilhou um vídeo mostrando uma ação inusitada da tecnologia.
A jovem relatou que seu namorado estava agindo de forma estranha há um tempo, e ela começou a desconfiar que estaria sendo traída. Para descobrir, ela decidiu clonar a voz dele para ligar para um amigo e tentar confirmar.
Para isso, ela pagou U$ 4, cerca de R$ 24,55 na cotação atual, para utilizar um software de IA. Ela importou para a plataforma áudios enviados pelo companheiro e escreveu falas que deveriam ser reproduzidas, e ficou assustada com a precisão da tecnologia para criar a voz. Em seguida, ela liga para um amigo dele e conversam sobre o que fizeram ‘na última noite’. Veja o vídeo:
Na conversa, ela usa a IA para conversar com o rapaz sobre uma festa que foram juntos, e ele confirma que o companheiro da jovem teria deixado a festa com uma outra mulher, confirmando a traição.
O vídeo, porém, era armado. Em entrevista para o portal Daily Mail, Mia relata que os dois faziam parte do plano desde o início e o objetivo do conteúdo era alertar as pessoas sobre os riscos do uso da inteligência artificial e a possibilidade de golpes.
“Comecei a pensar em cenários da minha própria vida em que uma imitação de voz de IA teria sido útil. Pensei em um ex que havia me traído e como esse tipo de tecnologia teria me poupado muito tempo. Decidimos tentar com a voz dele e ficamos chocados com a proximidade dos resultados - e tivemos a ideia do vídeo fictício da pegadinha juntos”, afirma.