Ouvindo...

‘Tubarões cocaína': entenda porque biólogos acreditam que o animal possa estar viciado em drogas

O comportamento de alguns tubarões na costa da Flórida vem intrigando pescadores e biólogos marinhos

Os tubarões podem estar comendo blocos de cocaína descartados no mar

Um biólogo marinho está investigando o caso de tubarões na costa da Flórida, nos Estados Unidos, que podem estar consumindo grandes quantidades de cocaína descartadas no mar. O canal Discovery Channel está produzindo um documentário sobre os “tubarões cocaína”.

Segundo o biólogo marinho Tom Hird, a situação indica uma preocupação crescente com o descarte de drogas e medicamentos nos oceanos, e como isso impacta os ecossistemas marinhos. Os tubarões cocaínas foram descobertos primeiro por pescadores, que observaram comportamentos incomuns nos animais.

Para testar a teoria, Hird e outros cientistas da Universidade da Flórida começaram a realizar experimentos, que corroboraram com a hipótese de que os tubarões estariam viciados na droga. Entretanto, Hird reforçou que ainda precisa de mais experimentos para entender o que está acontecendo.

Historicamente, é comum que enormes blocos de cocaína originários da América Central e do Sul, sejam despejados no mar e recuperador por contrabandistas de drogas em embarcações.