As baleias cinzentas têm apresentado um comportamento peculiar ao serem filmadas se aproximando de barcos para que parasitas sejam removidos pelos seres humanos.
Imagens em vídeo, documentando o comportamento das baleias na lagoa Ojo de Liebre, na costa de Baja California, no México, mostram uma baleia cinzenta, com piolhos, tendo os parasitas arrancados por Paco Jimenez Franco, capitão de um barco. As informações são do jornal The Guardian.
“Fiz isso repetidamente com a mesma baleia e outras”, disse Paco Jimenez Franco a um site de notícias dos EUA . “É muito emocionante para mim.”
Os piolhos de baleia ou ciamídeos podem ser benéficos para os mamíferos, por comerem algas e se alimentarem de pele morta. No entanto, presume-se que eles também irritam o animal.
“Acho que as baleias cinzentas têm uma relação de amor e ódio com seus piolhos”, disse Mark Carwardine, zoólogo britânico com ampla experiência na região. “Eles têm uma pele muito sensível, e milhares dessas pequenas criaturas segurando firme, ou se movendo, com suas garras recurvadas extremamente afiadas, devem deixá-los malucos.”
“Depois que removi a primeira, ela se aproximou novamente para que eu pudesse continuar”, disse Franco.
Baleias cinzentas
As baleias cinzentas podem crescer até 15 metros e são bastante vulneráveis aos parasitas. As baleias Baja California são famosas pelo comportamento curioso em relação aos barcos, embora tenham sido caçadas no século XX.
Elas eram conhecidas pelos baleeiros como “peixes do diabo”, já que lutavam bravamente pela vida. O único outro predador da baleia cinzenta é a baleia orca.
Ao contrário de outros cetáceos, a baleia cinzenta se alimenta no fundo do mar, agitando a água para levantar material do fundo de onde consegue filtrar os alimentos.