Ouvindo...

Submarino Titan: ex-consultor da OceanGate diz que tripulantes identificaram problema antes da implosão

Ex-assessor garante ter recebido relatórios preliminares sobre o acidente com o Titan

O submarino Titan tentou voltar à superfície momentos antes de implodir, apontando que os tripulantes teriam tentado interromper a missão antes da implosão que matou todos. A possibilidade é levantada por Rob McCallum, ex-conselheiro da OceanGate, empresa dona do submersível Titan — que afundou no Atlântico enquanto fazia uma expedição aos destroços do Titanic.

McCallum, que colaborou com a OceanGate nas áreas de marketing e logística, concedeu entrevista à revista The New Yorker e garantiu ter recebido relatórios preliminares sobre o acidente com o Titan.

“O relatório que recebi imediatamente após o evento (muito antes da identificação do problema) foi que o submarino estava afundando a cerca 3.500 metros”, disse McCallum a The New Yorker.

O consultor de expedição explicou ainda que o submersível ‘perdeu peso’, impossibilitando a missão. Na sequência, porém, o submersível perdeu comunicação com a nave-mãe.

O submarino implodiu no Oceano Atlântico no dia 18 de junho, durante a expedição turística para ver os destroços do Titanic. Quatro dias depois, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que a embarcação implodiu e as cinco pessoas que estavam a bordo morreram.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais