Ouvindo...

Prefeito de cidade mexicana se casa com crocodilo; entenda

Cerimônia faz parte da cultura local feita para atrair chuva e prosperidade para as colheitas

Prefeito casa com crocodilo em cerimônica para prosperidade

O prefeito da pequena cidade de San Pedro Huamelula, no México, se casou com um crocodilo, como parte de um antigo ritual para prosperidade. Em vídeos feitos pela BBC, ele pode ser visto fazendo carinho no animal, que aparece com a mandíbula amarrada e vestida de noiva.

"É a união de duas culturas. União dos Huaves e dos Chontales”, explica o prefeito Victor Hugo Sosa. O crocodilo fêmea, chamado pelos locais de pequena princesa e é considerada uma divindade que une o povo à “mãe terra”. O casamento do político com o animal simboliza a união entre os humanos e o divino.

Essa tradição é um legado indígena das comunidades Huaves e Chanontales. “Para nós o crocodilo significa muito porque ela é a nossa rainha, a princesa que traz água, uma boa colheita e chuva”, explica Olivia Perez, responsável por vestir o crocodilo.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento