Um homem denunciou nas redes sociais que uma criança de 7 anos foi trancada em uma gaiola de ferro, como castigo, por mau comportamento na escola. O caso aconteceu na cidade de Rembau, na Malásia.
Na denúncia, feita via twitter com postagens de conversas em um aplicativo de mensagens no dia 27 de junho, o homem pergunta o que é isso, ao mostrar a foto da gaiola de ferro.
“O que é isso, mano, que você tenha que trancar um garoto da primeira série em uma gaiola de ferro. Não importa como o menino da primeira série se comportou, o professor não deve agir fora dos limites.”
O homem alega que a criança foi trancada em uma gaiola de metal improvisada, que guarda uma caixa de fusíveis, como castigo por mau comportamento na escola. Azuan Abd Ghafar revelou a situação através das redes sociais. O menino envolvido é amigo de um dos filhos dele.
“No grupo de WhatsApp — que tem pais e professores da escola —, fomos informados que a criança estava brincando na aula. Ele não parava quieta e ficava perturbando os amigos, puxando suas calças”, disse Azuan, de 30 anos, ao jornal malaio The Star.
Ele postou os prints da conversa entre o responsável e alguns professores. Neles, há fotos compartilhadas do lugar e um dos pais pergunta se o filho havia sido colocado em uma gaiola, como forma de isolá-lo dos colegas de classe. Então, um profissional de educação respondeu: “Sim, senhor, eu o coloquei lá.”
Azuan acredita que os professores não devem recorrer a punições tão severas: "É irresponsável colocar a criança em uma gaiola. Ele está no primeiro ano, e eles ainda são pequenos. Nessa idade, espera-se que sejam travessos às vezes, mas isso não deve ser motivo para trancá-los. Existem outros métodos razoáveis”.
Na entrevista, o homem revelou que a gaiola de metal foi feita para cercar uma caixa de fusíveis. “As crianças não são colocadas em uma gaiola qualquer. É perigoso. Não sei o que acontecerá se as crianças brincarem com ela”.