A onda de calor que leva termômetros acima dos 45ºC nos Estados Unidos já provocou 16 mortes nos últimos dias, alertam autoridades americanas. Trezes delas foram registradas no Texas, estado conhecido pelas altas temperaturas no centro-sul do país. As outras mortes ocorreram no sul, na Flórida e na Louisiana.
Leia também:
Mineira vítima de violência doméstica consegue medida protetiva inédita nos Estados Unidos Brasileiro é morto à queima-roupa após elogiar cachorro e irritar tutor nos Estados Unidos Estados Unidos receberá quatro grandes eventos esportivos em sequência
A onda de calor, a primeira deste ano, fez com que o Serviço Nacional de Meteorologia disparasse um alerta de condições climáticas severas em partes do Texas, Novo México, Arizona, Colorado e Utah.
Um fator que pode ter contribuído para a onda de calor é a grande quantidade de incêndios florestais no Canadá. A fumaça se alastrou para cidades americanas e tornou o ar irrespirável em diversas localidades. A fumaça também provocou o cancelamento de voos e derrubou a umidade relativa do ar, o que pode contribuir para o agravamento de doenças respiratórias.