Uma investigação feita pela agência de notícias Reuters descobriu que todos os presidentes americanos vivos, com exceção do Donald Trump, tiveram antepassados escravagistas. Além disso, dois juízes da suprema corte, 11 governadores e 100 legisladores também possuem donos de escravos em suas árvores genealógicas.
Além de Joe Biden, atual presidente americano, os ex-presidentes Jimmy Cartes, George W Bush, Bill Clinton e até mesmo Barack Obama possuem ancestrais escravagistas. No caso de Obama, que é negro, esses ancestrais fazem parte da árvore genealógica de sua mãe, uma mulher branca.
Apenas Donald Trump não possui ancestrais envolvidos na escravidão de negros nos Estados Unidos, isto porque sua família se mudou para a América depois da abolição da escravidão, em 1865.
O objetivo da pesquisa da Reuters foi revelar como a escravidão influenciou a política norte-americana e o racismo ainda é enraizado na cultura do país. O professor da Universidade de Harvard, Henry Louis Gates Jr, explica que a pesquisa não pretende culpar ninguém, mas entender a institucionalização do racismo e da escravidão.