Na última semana, um gato doméstico reencontrou seus tutores após ficar perdido por seis anos. Ozzie, como ele é chamado, havia desaparecido durante um incêndio florestal que atingiu a região onde ele morava, na Califórnia, nos Estados Unidos. O gato usava um microchip de identificação, o que ajudou na localização de seus donos.
Ozzie desapareceu enquanto seus tutores, Patrícia Duane e o marido Michael, tiveram que deixar a casa de alguns conhecidos devido ao incêndio. Segundo a mulher, eles estavam hospedados na casa dos amigos, pois as chamas já haviam atingido a residência do casal.
Ao voltar para casa, o casal, que tinha dois cães e quatro gatos, encontrou somente cinco animais. Quando saíram para procurar Ozzie, não obtiveram sucesso. Na época, o felino possuía apenas quatro dentes, o que poderia dificultar sua sobrevivência nas ruas.
Em entrevista ao jornal “The Press Democrat”, Patrícia contou como foi a procura pelo bichano. “Eu andei por toda parte e avisei os vizinhos mas, com o passar dos meses, acreditei que não tinha mais como ele estar vivo. Ele tinha apenas alguns dentes e não era um caçador”, afirmou.
Ajuda de uma ONG
Ozzie foi encontrado por desconhecidos nas ruas, que decidiram levar o animal até uma ONG, que começou a procurar os verdadeiros donos, devido ao chip de identificação que o animal portava.
"É inacreditável. Ele passou por um segundo incêndio. Ele passou por chuva, frio congelante, vários elementos lá fora. E ele é muito bom, e acho que ele sabe que está em casa”, disse a tutora.
*Sob supervisão de Lucas Borges