Ouvindo...

Conheça o mamífero de apenas 20 cm e nome com duplo sentido que está ameaçado de extinção

O pika foi descoberto apenas em 1983 na China, mas sofre com a ameaça de extinção

Existem outras espécies de pika na América do Norte

Um mamífero de uma espécie registrada apenas em 1983 está ameaçado de extinção. O Pika Ili é um animal pequeno, de cerca de 20 centímetros, não tem rabo e parece com um ursinho de pelúcia. Ele vive nas montanhas na região noroeste da China e é extremamente solitário.

Este mamífero de aparência diferente foi descoberto pelo cientista chines Weindong Li, quando ele foi enviado para a região montanhosa da China para estudar doenças infecciosas e recursos naturais. O estudioso viu o pika, pela primeira vez, quando o animal saiu de uma pequena fenda numa rocha.

Desconfiando que aquele animal não era conhecido, o cientista pegou um exemplar e enviou para uma análise na Academia Chinesa de Ciências. A primeira foto do pika foi registrada apenas 30 anos depois da sua descoberta, em 2014, quando Weindong Li participou de uma expedição à cordilheira onde a espécie vive.

O pequeno mamífero descoberto vive em uma altitude de 2.800 a 4.100 metros nas montanhas Tianshan, se alimenta de vegetais e vive de maneira solitária, sem a companhia de outros da mesma espécie.

Na década de 1990, a estimativa era de que existiam cerca de dois mil pikas em todo o mundo. Contudo, o número vem diminuindo cada vez mais, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e a espécie entrou para a lista de ameaçados de extinção.

Pikachu é inspirado no pika?

A semelhança física e de nome do pika e do pokemon Pikachu é apenas uma coincidência. A artista Atsuko Nishida, que criou o Pikachu, já afirmou que o personagem mais famoso da franquia foi inspirado nos esquilos.

O nome, por sua vez, vem da junção de uma onomatopeia japonesa para o som de uma faísca elétrica (pika) e o som que um rato faz (chu).