Uma mulher teve sua primeira filha após passar 25 anos tentando engravidar. A escocesa Helen Dalglish, de 53 anos, passou pro 21 tratamentos de fertilização in vitro até ter sucesso no ano passado. Segundo Helen, ela gastou mais de 100 mil libras (R$620 mil) com tratamentos de fertilidade, mas que nunca desistiu do sonho de ser mãe.
Junto ao marido, Helen começou a tentar engravidar quando tinha 28 anos, mas foi informada que era infértil. O motivo da infertilidade, entretanto, não era preciso, e por isso as esperanças de ter um filho nunca desapareceram.
Durante os 25 anos de tratamento, Helen ficou grávida três vezes, mas teve abortos espontâneos. O último tratamento foi feito em uma clínica de fertilidade no Chipre, e desta vez ela finalmente conseguiu manter a gestação.
“Só de ter aquele pequeno milagre nas minhas mãos, eu me esqueci dessa jornada dos últimos 25 anos. Foi uma jornada de muito desgaste emocional, físico e financeiro. Algumas vezes eu e meu marido parávamos por um ano ou dois os ciclos. Mas como os médicos diziam que não se sabia exatamente o que me impedia de engravidar, eu nunca perdi a esperança e fiz vários tratamentos diferentes”, contou Helen a um jornal local.