A agência americana Food Drug Administration (FDA), semelhante à Anvisa, aprovou o Paxlovid, remédio antiviral para tratamento contra casos leves a moderados de Covid-19 desenvolvido pela Pfizer.
O medicamento deve ser usado apenas para casos confirmados do vírus e não para prevenção ou tratamento pós infecção do coronavírus. Atualmente ele está disponível apenas para adulto e adolescentes de 12 a 18 anos nos Estados Unidos para uso emergencial
Durante os testes e ensaios clínicos, o Paxlovid reduziu em 86% o risco de hospitalização por casos graves e mortes em decorrência da doença.
A diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, Patrizia Cavazzoni, afirmou que a aprovação passou por processos rigorosos de eficácia.
“A aprovação de hoje demonstra que Paxlovid atendeu aos rigorosos padrões de segurança e eficácia da agência e que continua sendo uma importante opção de tratamento para pessoas com alto risco de progressão para Covid-19 grave, incluindo aquelas com imunidade prévia”, afirma em nota à imprensa.
Segundo o laboratório, este é o quarto medicamento e o primeiro comprimido aprovado para tratar casos de Covid-19.