Uma briga generalizada deixou, ao menos, 12 pessoas mortas e outras dezenas ficaram feridas durante um jogo de futebol da primeira divisão de El Salvador. A tragédia ocorreu durante o jogo de volta das quartas de final do campeonato nacional entre Alianza e FAS, nesse sábado (20). Entre os mortos estão pessoas que foram espancadas ou acabaram sufocando na multidão. A partida foi cancelada.
Cerca de 500 pessoas foram afetadas, conforme a Polícia Nacional Civil, após a confusão ocorrida por causa da venda de ingressos acima da capacidade permitida para o estádio.
A televisão local transmitiu imagens do tumulto e mostrou que os torcedores demoliram um portão do estádio para entrar no gramado, onde foram atendidos por médicos.
O jogo foi suspenso aos 16 minutos do primeiro temo, quando torcedores nas arquibancadas, acenando freneticamente, começaram a chamar a atenção dos que estavam em campo e carregaram os feridos para fora de um túnel e para o campo.
A Polícia Civil de El Salvador informou que os feridos foram para hospitais próximos, pelo menos dois deles em estado crítico. O presidente de El Salvador, Na-yib Bu-kele disse que realizará uma investigação exaustiva dos fatos ocorridos no Estádio Cusca-tlán.
No twitter, o político declarou que times, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação e outros envolvidos serão investigados e quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes”.
A Federação Salvadorenha de Futebol lamentou o ocorrido e se solidariza com as famílias dos falecidos.