Quem abriu o Google neste sábado (20) não encontrou o tradicional logo do buscador, mas sim vários desenhos de animais coloridos, sorridentes e bem curiosos. O Doodle (nome dos logos temáticos do Google) de hoje homenageia o Lago Xochimilco, último habitat do axolotes, anfíbios que fazem muito sucesso na internet.
Localizado nas proximidades do famoso Estádio Azteca, o Xochimilco é um lago rico em plantas aquáticas, incluindo ervas medicinais. Além de ser usado para lazer, com passeios em barcos, remos e caiaque, o lago também é o último habitat nativo dos axolotes.
O que é axolote?
Os axolotes são pequenas salamandras de água doce que, ao contrário dos parentes mais famosos, vivem na água. Como as bocas deles ficam constantemente virada para cima, os axolotes parecem estar sorrindo o tempo todo, transmitindo uma felicidade que atrai milhões e milhões de usuários em vídeos no TikTok e outras redes sociais.
Os axolotes possuem outras peculiaridades. Esses animais são capazes de regenerar membros, brânquias (ou guelras), além de parte dos olhos e cérebro. Como não possuem pálpebras, esses anfíbios dormem de “olhos abertos”. Os axolotes entraram para a lista de espécies ameaçadas de extinção em 2008.
Apesar de serem extremamente raros, os axolotes têm sido criados em cativeiro, seja para estudos científicos ou para domesticação. Não há uma permissão específica para a criação de axolotes no Brasil, mas esse animal é sensível e, por isso, precisa de muita atenção. é possível comprar axolotes pela internet em veterinárias e lojas de peixes ornamentais. O preço do axolote varia entre R$ 300 e R$ 800.
O que é o Lago Xochimilco?
O Xochimilco faz parte de uma série de lagos na Cidade do México, como o Texcoco, o Zumpango, o Chalco e o Xaltocan. Ele é um dos poucos que sobreviveu às obras de drenagem para impedir inundações na capital mexicana. Durante décadas, no período colonial, o lago foi ocupado por proprietários de terra. Ele foi devolvido à população em 1920 pelo Governo Mexicano.