O Rei Charles III se casou com Diana Spencer em 1981. O matrimônio foi um dos mais acompanhados pela imprensa, a começar pela cerimônia, assistida por mais de 750 milhões de pessoas de mais de 74 países. As imagens sugerem um conto de fadas transformado em realidade, mas simbolizam um casamento cercado por polêmicas.
À época, Charles era detentor do título de Príncipe de Gales, enquanto Diana era uma Lady por herança do pai, Lord Spencer. Foi o título que deu origem ao apelido Lady Di, pelo qual ela foi mundialmente conhecida. Quando o casamento aconteceu, Diana tinha 19 anos, treze a menos que Charles, 32.
A cerimônia foi realizada na Catedral de St. Paul, em Londres, com a presença de três mil convidados. Diana confessou à astróloga Penny Thornton que, no dia anterior ao casamento, Charles disse que não a amava para que ela não tivesse falsas esperanças sobre a união. De acordo com Andrew Morton, autor do livro “Diana: Her True Story”, ela cogitou não comparecer ao casamento.
Traições de Charles e Diana
“Tinham três pessoas nesse casamento, então estava um pouco lotado”, confessou a princesa Diana em uma icônica entrevista à TV em 1995. Foi a primeira vez em que ela deu uma entrevista sozinha, em segredo, para surpresa do Palácio de Buckingham. A terceira pessoa à quem Lady Di se referia era Camilla Parker Bowles, a amante de longa data do agora Rei Charles III.
A infidelidade já havia sido admitida por Charles no horário nobre da TV inglesa, em 1994. À época, o casal estava separado há um ano, mas não havia oficializado o divórcio. O então príncipe teria traído Diana com Camilla e outras mulheres nos últimos anos do casamento. Diana também admitiu que teve um caso com o oficial de cavalaria e instrutor de equitação, James Hewitt, que também traiu a princesa.
Diana e Charles se separaram após 11 anos juntos, em 1992, e o divorciou oficial aconteceu em 1996. Do casamento, Diana levou somente o título de Princesa de Gales. Ela era chamada de Sua Alteza Real após se casar com o príncipe, mas ele fez questão que o posto fosse tirado da ex-mulher. Por isso, Diana precisava reverenciar a Família Real, o que incluía os próprios filhos.
Diana morreu em um acidente de carro em Paris, na França, em 1997, quando estaria tentando fugir de paparazzi. Pouco mais de 8 anos depois, Charles e Camila se casaram em uma cerimônia civil realizada na sede da prefeitura de Windsor. A Rainha Elizabeth II, que não aprovava a união, não compareceu ao casamento.
Relação de Camilla e Charles
Charles e Camilla se conheceram em 1971, durante uma partida de polo. Os dois teriam se encontrado casualmente até que Charles precisou servir à Marinha. A união do casal não era aprovada pela Família Real, que julgava Camilla inadequada para desposar um príncipe e futuro rei.
Camilla se casou com Andrew Parker Bowles, em 1973, e teve dois filhos. Próximos à realeza, ela e o marido estiveram presentes no casamento do príncipe e da princesa de Gales. Segundo os tabloides britânicos, os Parker mantinham um casamento “aberto”, que permitia que se relacionassem com outras pessoas. Eles tiveram dois filhos, Laura e Tom, e se separaram em 1994.
Quem é Camilla Parker Bowles?
Nascida em 17 de julho de 1947, ela é filha de um ex-oficial do Exército Britânico. Antes do casamento, ela já possuía títulos de nobreza na família - o que inclui uma das bisavós maternas, Alice Keppel, suposta amante de Edward VII, rei entre 1901 e 1910. Após o casamento com Charles, ela ganhou o título de duquesa da Cornualha, já que o de Princesa de Gales continuou com Diana.
Apesar de Camilla ter enfrentado resistência de parte da população do Reino Unido, ela foi agraciada com a própria coroa em anúncio feito pela Rainha Elizabeth II, durante o Jubileu de Platina, celebração dos 70 anos de reinado. "É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja chamada de rainha consorte”, disse a monarca em carta escrita aos súditos meses antes de morrer, aos 95 anos.