Ouvindo...

Príncipes William e Harry brigados na coroação do pai, rei Charles III: saiba os bastidores da polêmica entre os irmãos

Fruto do relacionamento entre Charles e Diana, os príncipes William e Harry se afastaram e vivem uma relação conflituosa nos últimos anos

Os príncipes William e Harry podem ser parte da realeza, mas mantém uma relação conflituosa de irmãos “comuns”. Entre polêmicas e discordâncias públicas e privadas, os dois filhos do Rei Charles III estarão presentes na coroação do pai, neste sábado (6).

Fruto do polêmico relacionamento entre Charles e a princesa Diana, os irmãos mantinham um “relacionamento incrivelmente íntimo”, segundo o biógrafo Andrew Morton. À época da morte de Lady Di, William tinha 15 anos e Harry 12 anos.

“Ninguém além de um do outro sabe exatamente o que aconteceu nos últimos 20 anos. Ambos experimentaram a perda de sua mãe e só podiam confiar para falar sobre isso de maneira franca um com o outro”, detalhou Morton em uma edição do Royals Monthly. Nos últimos anos, no entanto, os irmãos começaram a se afastar.

William se casou com Kate Middleton, britânica sem relações com a realeza, em 2011. A cerimônia foi assistida por 2,5 bilhões de pessoas, com amplo apoio dos britânicos. Enquanto isso, Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle se casaram em 2018. O evento foi assistido por cerca de 29 milhões de pessoas, mas foi cercado por polêmicas que transformaram Markle em uma persona non grata para os ingleses, sendo vítima de racismo em algumas ocasiões.

Rompimento com a família real

A relação de Harry e Meghan com a família real foi rompida oficialmente em 2021, quando ele renunciou às suas funções reais. O Duque e a Duquesa de Sussex perderam os benefícios da vida próxima à coroa, mas conquistaram uma liberdade maior para administrar a vida pessoal. Os dois deixaram as residências oficiais na Inglaterra e passaram a viver nos Estados Unidos.

Desde o fim da relação com a realeza, o casal lançou um documentário e participou de uma série de entrevistas sem protocolo real. “Eu estava preso, mas não sabia que estava preso dentro do sistema como o resto da família. Meu pai e meu irmão estão presos. Eles não podem sair e eu tenho uma enorme compaixão por isso”, disse Harry em entrevista à CBS em 2021.

O duque de Sussex afirmou, também em entrevistas, ter observado que a família não denunciava, nem comentava o racismo dirigido a Meghan. Durante uma conversa com a apresentadora Oprah Winfrey, o casal acusou a família real de racismo contra o filho deles, Archie, que não receberia um título. “Não queriam que ele fosse príncipe. Ele não ganharia segurança e nosso filho precisa estar a salvo”, disse Meghan.

Biografia do príncipe Harry

No livro “O que sobra”, Harry detalha como se afastou do pai, agora Rei Charles III, e do irmão, o primeiro na linha sucessória para ocupar o trono inglês. Segundo a US Weekly, uma fonte próxima à realeza britânica afirmou que o príncipe William ficou “horrorizado” pelas declarações feitas por Harry no livro.

Entre as falas polêmicas, o filho mais novo de Charles e Diana detalhou uma briga física com o irmão, em 2019. O confronto teria sido motivado por uma crítica de William à cunhada, Meghan. “Ele me agarrou pela gola, rasgou meu colarinho e me jogou no chão. Caí sobre a tigela dos cachorros, que rachou e cortou minhas costas”, escreveu Harry.

Segundo a fonte próxima ao príncipe de Gales, William “nem reconhece mais o irmão” e acredita que não existe uma forma de se reaproximarem. “Ele não tem planos de falar com Harry. Aceitou o fato de ter perdido seu irmão mais novo possivelmente para o resto da vida”, revelou à publicação.

Neste sábado, durante a coroação do Rei Charles III, os irmãos se encontram em público pela primeira vez desde o funeral da avó, a Rainha Elizabeth II. Meghan Markle, a Duquesa de Sussex e esposa de Harry, não vai comparecer à cerimônia, apesar de ter sido convidada.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais