Ouvindo...

Conheça o Bluesky, o novo concorrente do Twitter

A plataforma foi idealizada por Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, que deixou a empresa em 2021

A plataforma utiliza tecnologia blockchain, a mesma utilizada em criptomoedas, para permitir o compartilhamento transparente de informações

O Twitter, uma das redes sociais mais famosas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, conheceu seu mais novo concorrente: Bluesky. Idealizado por um dos criadores do ‘passarinho azul’, Jack Dorsey, o aplicativo está disponível para iOS e PC.

O lançamento para dispositivos com sistema operacional Android deve ser feito nas próximas semanas, de acordo com o site da plataforma.

Ainda em fase de testes, o acesso é feito a partir de um convite, que pode ser solicitado para outras pessoas ou pelo cadastro para o beta fechado, feito no site. Até o momento, apenas dispositivos com sistema operacional da Apple podem baixar o app, a outra opção é utilizar a versão web da rede social, pelo computador.

Jack Dorsey assumiu como CEO do Twitter em 2006, cargo que atuou até 2021, quando deixou a empresa e Parag Agrawal ‘herdou’ seu lugar. Agrawal, porém, foi demitido recentemente por Elon Musk.

De acordo com o criador, o Bluesky surge como uma forma de revolucionar as redes sociais, permitindo que outras plataformas operem juntas com mais liberdade, além dos usuários terem a capacidade de controlarem os conteúdos que consomem e a praticidade de migrar dados para outra rede.

A plataforma utiliza tecnologia blockchain, a mesma utilizada em criptomoedas, para permitir o compartilhamento transparente de informações. Além disso, será aplicada uma ferramenta que promete melhorar a experiência de usuário.

“Estamos construindo o AT Protocol, uma nova base para redes sociais que dá aos criadores independência de plataformas, aos desenvolvedores a liberdade de construir e aos usuários uma escolha em sua experiência”, explica.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.