Ouvindo...

Esquilo da ‘Era do Gelo’ é encontrado parecendo uma bola de pelo; entenda

Esquilo estava enrolado em formato de bola como se tivesse morrido durante hibernação há 30 mil anos

Esquilo estava enrolado em formato de bola como se tivesse morrido durante hibernação

Um descoberta curiosa, feita por paleontólogos de Yukon, no Canadá, movimentou o mundo nesta semana. Um esquilo terrestre da “Era do Gelo”, totalmente mumificado, foi encontrado enrolado em formato de bola, como se tivesse morrido durante a hibernação.

A descoberta aconteceu há algum tempo, mas somente nesta semana ela foi exibida, após o governo do Canadá preparar o roedor morto para exibição no Yukon Beringia Interpretive Center, em Whitehorse.

Em um primeiro momento, o animal mumificado não parece com um esquilo e sim com uma massa seca de pelo e pele marrom.

“Não é totalmente reconhecível até que você veja essas mãozinhas e essas garras, e você veja uma pequena cauda e depois veja as orelhas”, disse Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon.

“Eu estudo ossos o tempo todo e eles são emocionantes, eles são realmente legais. Mas quando você vê um animal perfeitamente preservado, com 30.000 anos de idade, e você pode ver seu rosto, sua pele, seu cabelo e tudo isso, é tão visceral. Dá vida a isso.”

Descoberta

O animal foi encontrado em 2018, por um garimpeiro que trabalhava em Hester Creek, perto de Dawson City, Yukon. A descoberta de ossos e fósseis da “Era do Gelo” faz parte da rotina dos mineiros, nas minas de ouro de Klondike. Duas das descobertas mais emocionantes dos últimos anos foram um filhote de lobo mumificado e um mamute bebê .

Esquilos terrestres do Ártico – ainda comuns em Yukon hoje – fazem ninhos, ou monturos, no subsolo para hibernação e Zazula diz que ninhos da Idade do Gelo são regularmente encontrados preservados no permafrost de Klondike. Um esquilo completo, porém, é muito mais incomum.

“Algumas pessoas ficam muito, muito animadas quando encontram aquela perna gigantesca de mamute lanoso ou, você sabe, as grandes presas ou os grandes crânios. Mas para mim, os fósseis do esquilo terrestre do Ártico, os ninhos, e agora este esquilo mumificado, são realmente as coisas mais legais que temos. Eles são meus favoritos, com certeza.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022