A médica alemão, Giulia Enders, publicou nesta semana no Brasil o livro “O discreto charme do intestino: Tudo sobre um órgão maravilhoso” que explica como o cocô pode indicar se a saúde está bem ou precisa de atenção. No livro, a gastroenterologista dá dicas importantes que podem ajudar o intestino a funcionar regularmente e com saúde.
Logo nas primeiras páginas, a médica indica a posição de cócoras como a melhor na hora de sentar no vaso. O outro segredo é sobre a consistência das fezes. Por exemplo, uma digestão saudável é traduzida em fezes do tipo 3 ou 4, com bom teor de água e não afundar logo de cara.
A médica explica que a cor do cocô também é um indicativo de que algo pode estar errado e afirma que o tom ideal é o marrom. Giulia Enders enumera três tipos de tons que podem significar problemas de saúde: de marrom-claro a amarelo, marrom-claro a cinza e preto ou vermelho.
A prisão de ventre também é um problema. Se a pessoa vai ao banheiro menos de três vezes por semana deve procurar ajuda médica e tomar, pelo menos, dois litros de água por dia. Em último caso ela orienta, com o auxílio de um médico, a ingestão de laxantes.
Médica
O livro “O Discreto Charme do Intestino” é considerado um dos maiores sucessos de venda sobre o assunto, com 6 milhões de exemplares vendidos no mundo, conforme informações do jornal O Globo.
A médica é um sucesso nas redes sociais e os vídeos sobre o assunto já acumulam mais de 4 milhões de visualizações.