Um estudo promovido pela Universidade de Stanford demonstrou que o comprimento médio do pênis ereto aumento 24% nos últimos 29 anos. Atualmente, o tamanho médio é de 13,93 centímetros, antes, era de 10,5cm;
A pesquisa analisou estudos de especialistas em saúde masculina promovidos entre 1942 e 2021, e o crescimento apresentado nas últimas três décadas preocupou os estudiosos.
“O aumento ocorreu em um período de tempo relativamente curto. Qualquer mudança geral no desenvolvimento é preocupante, porque nosso sistema reprodutivo é uma das peças mais importantes da biologia humana. Se estamos vendo uma mudança tão rápida, significa que algo poderoso está acontecendo com nosso corpo”, afirmou o urologista Michael Eisenberg, autor do estudo, em entrevista para a Stanford Medicine Magazine.
Fatores
A pesquisa analisou estudos de tamanho de pênis de mais de 55 mil homens e revelou que a tendência de aumento é global. Para os especialistas, fatores ambientais, como poluentes e produtos químicos, e estilo de vida sedentários são os principais responsáveis pela mudança.
A contagem de esperma e nível de testosterona em homens também se modificou nas últimas décadas pelos mesmos motivos.
“Produtos químicos desreguladores endócrinos existem muitos em nosso ambiente e em nossa dieta. À medida que mudamos a constituição do nosso corpo, isso também afeta nosso ambiente hormonal. A exposição a produtos químicos também foi apontada como uma causa para meninos e meninas entrarem na puberdade mais cedo, o que pode afetar o desenvolvimento genital. Além disso, se houver dados granulares sobre fatores de estilo de vida ou exposições ambientais, podemos tentar entender por que isso pode estar acontecendo. Por fim, acho importante perguntar se há mudanças semelhantes ocorrendo nos órgãos reprodutivos das mulheres”, explica o urologista.