Ouvindo...

Objeto não identificado é abatido no espaço aéreo do Canadá

Primeiro Ministro Justin Trudeau ordenou a derrubada, realizada pelas forças aéreas norte-americanas e canadenses

Anita Anand, Ministra da Defesa do Canadá, em entrevista coletiva

O Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou neste sábado (11) pelo Twitter que determinou a derrubada de um objeto não identificado que sobrevoava o espaço aéreo canadense. Segundo o post, o objeto foi visto sobrevoando a região do Yukon.

Trudeau disse, ainda, que conversou com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, para que as forças canadenses liderem a operação para recuperar e analisar os destroços do objeto.

A Ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, revelou em entrevista coletiva neste sábado (11) que as operações de recuperação dos destroços estão em andamento e que serão coordenadas com os Estados Unidos. Essas operações vão permitir investigação detalhada do objeto não identificado que foi abatido.

Apesar de afirmar não ter mais informações sobre o objeto, a Ministra disse que, aparentemente, é pequeno e cilíndrico. Também aparenta ser menor do que o objeto derrubado na Carolina do Norte, nos EUA.

Anita Anand afirmou, também, que não há razão para acreditar que o impacto do objeto no território canadense deva causar qualquer preocupação entre os habitantes do país.

Histórico

Na sexta-feira (10), os Estados Unidos anunciaram o abatimento de um objeto que sobrevoava a região do Alasca. Não foi informado se o objeto abatido hoje (11) tem relação com o eliminado no Alasca.

No início do mês, um avião de combate americano derrubou, na costa da Carolina do Sul (EUA), um balão espião chinês que sobrevoava há dias os Estados Unidos, informou o Pentágono, que classificou incidente como uma “violação inaceitável” da soberania americana por Pequim.

Ainda não se sabe se os três casos estão relacionados.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.