O vulcão Láscar entrou em erupção depois de quase 30 anos no norte do Chile e provocou tensão em moradores e turistas. O fenômeno natural, cujas cinzas atingiram 6 mil metros de altitude, também provocou sismos na região.
De acordo com o Serviço Nacional de Geologia Mineração do Chile (Sernageomin), "às 12h36 locais, as estações de monitoramento instaladas nas imediações do vulcão Láscar registraram um sismo associado à dinâmica dos fluidos no interior do sistema vulcânico”, informou o órgão.
Autoridades locais subiram o nível de alerta de verde para amarelo e limitaram o acesso à região do vulcão em um raio de até 5km de onde aconteceu a erupção. O tráfego aéreo da região também está sob alerta, segundo a AFP.
O Láscar fica a 1600 quilômetros da capital Santiago e a 70 quilômetros do povoado de San Pedro de Atacama, no deserto do Atacama, um dos pontos turísticos mais procurados do país latino.
Cinzas no Brasil
A última vez que o Láscar entrou em erupção foi em 18 de abril de 1993. Três dias depois, no dia 21 de abril, as cinzas chegaram ao Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. Os gaúchos que saíram de casa naquela oportunidade presenciaram o céu acinzentado e com cinzas espalhadas pelos tetos das casas, pelas calçadas e pelos carros na rua.
Em 2022 é esperado que as cinzas se precipitem principalmente na vizinha Argentina.
* sob supervisão de Enzo Menezes