Ouvindo...

Imagens impressionantes registradas pela Nasa mostram explosão cósmica

A emissão veio de uma explosão de raios gama, a classe mais poderosa de explosões no universo

Imagens impressionantes registradas pela Nasa mostram explosão cósmica

Imagens impressionantes registradas pela Nasa deixaram astrônomos de todo o mundo cativados por um pulso excepcionalmente brilhante e duradouro de radiação de alta energia que varreu a Terra no domingo, 9 de outubro. A emissão veio de uma explosão de raios gama (GRB) – a classe mais poderosa de explosões em o universo – que está entre os eventos mais luminosos conhecidos.

Conforme informações da Nasa, uma onda de raios-X e raios gama passou pelo sistema solar, acionando detectores a bordo do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi da NASA , do Observatório Neil Gehrels Swift e da espaçonave Wind , entre outros. Telescópios ao redor do mundo se voltaram para o local para estudar as consequências, e novas observações continuam.

O sinal, originário da direção da constelação de Sagitta, viajou cerca de 1,9 bilhão de anos para chegar à Terra. Os astrônomos acreditam essa nova descoberta representa o “grito de nascimento” de um novo buraco negro que se formou no coração de uma estrela massiva em colapso sob seu próprio peso. Nestas circunstâncias, um buraco negro nascente impulsiona jatos poderosos de partículas que viajam perto da velocidade da luz. Os jatos perfuram a estrela, emitindo raios-X e raios gama à medida que fluem para o espaço.

Imagens tiradas em luz visível pelo Telescópio Ultravioleta/Óptico de Swift mostram como o brilho residual de GRB 221009A (circulado) desapareceu ao longo de cerca de 10 horas. A explosão apareceu na constelação de Sagitta e ocorreu há 1,9 bilhão de anos. A imagem tem cerca de 4 minutos de arco de diâmetro.

“Esta explosão está muito mais próxima do que os GRBs típicos, o que é emocionante porque nos permite detectar muitos detalhes que de outra forma seriam muito fracos para ver”, disse Roberta Pillera, membro da Colaboração Fermi LAT que liderou as comunicações iniciais sobre a explosão e um doutorado Estudante da Universidade Politécnica de Bari, Itália. “Mas também está entre as explosões mais energéticas e luminosas já vistas, independentemente da distância, tornando-se duplamente emocionante.”

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.