Os primeiros menores de idade condenados em Hong Kong por terem infringido a Lei de Segurança Nacional foram levados neste sábado (8) para um Centro de Detenção. Os jovens foram punidos por incentivarem a derrubada do governo chinês, de acordo com a Justiça local.
Os quatro adolescentes, de 16 e 17 anos, faziam parte de um grupo independentista pouco conhecido chamado “Returning Valiant”, que, no ano passado, defendia um levante violento contra a China, segundo o Tribunal.
Os jovens foram acusados de “conspiração para incitar à subversão” em virtude de uma Lei de Segurança Nacional imposta por Pequim para acabar com a dissidência após os protestos maciços, e às vezes violentos, em defesa da democracia em 2019.
O juiz Kwok Wai-kin disse, neste sábado, que as mensagens dos jovens poderiam incentivar os manifestantes pacíficos a agir com violência, mas admitiu que não havia provas concretas disso. Os adolescentes, cujos nomes não serão informados pela AFP por serem menores de idade, se declararam culpados no mês passado, junto com outro acusado, Kwok Man-hei, de 19 anos.