Ouvindo...

Vírus semelhante ao da Covid-19 é descoberto em morcegos na Rússia

A descoberta pode ajudar no desenvolvimento de vacinas mais eficazes, mas há preocupação de infecção por humanos

Tanto a Covid-19 quanto o Khosta-2 pertencem à subcategoria dos sarbecovírus

Um novo vírus, semelhante ao do Covid-19, foi descoberto em morcegos na Rússia. O novo vírus foi batizado de Khosta-2, e é considerado uma zoonoses. Isto é, o vírus começa infectando animais mas pode ser contraído por humanos.

O grupo liderado por cienistas da Escola para Saúde Global Paul G. Allen, da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, publicou os resultados de diversos testes feitos com o novo vírus. Uma das descobertas seria de que, os anticorpos de pessoas vacinadas contra a Covid-19, não seriam eficazes no combate ao Khosta-2.

Um dos virologistas que conduziu a pesquisa, Michael Letko, fez um comunicado explicando que este tipo de vírus circula na vida selvagem da Ásia e pode representar uma ameaça à saúde global.

“Não queremos assustar ninguém e dizer que este é um vírus completamente resistente a vacinas. Mas é preocupante que existam vírus circulando na natureza que tenham essas propriedades, que eles podem se ligar a receptores humanos e não são tão neutralizados pelas respostas atuais das vacinas”, explicou Letko à revista americana Time.

A boa notícia, entretanto, é que os cientistas acreditam que estas descobertas podem ajudar no desenvolvimento de vacinas eficazes contra todos os sarbecovírus, o qual a Covid-19 e o Khosta-2 fazem parte.

Além disso, Letko explicou que o Khosta-2 não possui alguns genes que estariam envolvidos na disseminação do vírus entre humanos. A preocupação é de que o vírus se recombine com outros, como, por exemplo, o do Sars-CoV-2.