Ouvindo...

Elizabeth II: rainha foi retratada em diversas obras cinematográficas ao longo de seu reinado

Elizabeth já foi retratada como princesa apaixonada, uma estadista de sucesso e até mesmo como sogra insensível.

Elizabeth II nasceu em 1926 e foi coroada como rainha em 1952

Extremamente popular no mundo inteiro, Elizabeth II, que morreu aos 96 anos nesta-quinta (8), se tornou um ícone pop e inspirou diversas obras artísticas, entre filmes, séries e músicas. A monarca britânica já foi representada como uma forte estadista, uma sogra e mãe insensível e princesa apaixonada, em diferentes pontos de vista no cinema mundial.

Relembre as principais obras que retrataram a vida da rainha:

The Crown

A série premiada da Netflix, The Crown, retrata o percurso a rainha Elizabeth desde o momento em que foi coroada, em 1952, após a morte de seu pai, George IV. A série deu o que falar depois que um jornal britânico revelou que a rainha não perdia nenhum episódio.

Na obra, Elizabeth II foi retratada pelas atrizes Claire Foy e Olivia Colman. The Crown é uma criação do roteirista Peter Morgan e a quinta temporada da série está prevista para ser lançada em novembro desta ano.


Spencer

Dirigido pelo chileno Pablo Larrain, o filme ‘Spencer’ tem foco na história da Princesa Diana, interpretada por Kristen Stewart. No filme, que foi indicado ao Oscar deste ano, a Rainha Elizabeth II foi retratada como uma sogra insensível e abominada por Diana Spencer. O filme é obra obra de ficção, que cria um possível conflito que teria ocorrido entre a Princesa de Gales e a família real durante o último Natal que ela passou casada com Charles.

Na história, Diana e o marido já não se suportam, mas a rainha exige que eles continuem juntos para manter o protocolo. Interpretada por Stella Gonet, a personagem da rainha possui poucas falar no filme, mas possui um espírito duro.


O Discurso do Rei

No filme vencedor do Oscar de 2010, Elizabeth II é apenas uma criança que descobre ser a primeira na linha de sucessão real. A reviravolta na vida da rainha, chamada carinhosamente de Lilibett por seus familiares, acontece depois seu tio Edward VIII, então rei da Inglaterra, abdicou da coroa. Assim, seu irmão mais novo e pai de Elizabeth, Albert George, foi coroado como George IV.

A história do filme conta como George sofria de gagueira e precisou fazer um tratamento para conseguir realizar o discurso do título, no natal de 1934. Helena Bonham Carter faz a Rainha-Mãe Elizabeth e Freya Wilson representa a princesa Elizabeth, depois Rainha Elizabeth II.

A Rainha

A atriz que interpretou a rainha Elizabeth no filme “A Rainha”, Helen Mirren, venceu três prêmios em 2006: Oscar, Globo de Ouro e Bafta. Dirigido por Stephen Frears e com roteiro de Peter Morgan - futuro autor de The Crown - aborda o período mais polêmico do reinado de Elizabeth. Na época, ela possuía uma forte desavença com sua nora, a Princesa Diana, que se divorciou em Charles, filho mais velho da rainha, em 1996 e morreu em um trágico acidente de carro um ano depois.