Ouvindo...

Times

Cientista se desculpa depois de publicar foto de salame e afirmar que era uma estrela

Étienne Klein, cientista francês de renome, alegou que se tratava de uma “piada pedagógica”

Um cientista francês precisou se desculpar depois de postar a foto de um salame e dizer que era uma estrela capturada pelas lentes do telescópio James Webb. Étienne Klein é chefe do departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica e fez a postagem na sua conta do Twitter no último domingo (31). Klein tem mais de 92 mil seguidores na rede e o post passou das 17 mil curtidas.

A foto, que seria de uma estrela avermelhada com nebulosas brancas e alaranjadas era, na verdade, um salame. Na descrição da foto, Klein escreveu: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo JWST. Este nível de detalhe... Um novo mundo é revelado dia após dia”.

Cerca de doze horas após a publicação, o cientista decidiu revelar a mentira e alegou não passar de uma piada. Nas respostas da própria postagem, ele explicou porque aquilo não seria possível pela ciência e escreveu: “Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauro foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens”.

Luta pela verificação dos fatos nas redes sociais

Em uma entrevista ao portal francês Le Point, Klein justificou sua postagem alegando que o seu objetivo era questionar a frágil verificação de conteúdo das redes sociais. “Nesse tipo de redes sociais as fake news têm sempre mais sucesso do que as notícias reais”, alegou o cientista.

O cientista disse acreditar que, caso não tivesse citado o famoso telescópio James Webb, a postagem não teria feito o mesmo sucesso.

O James Webb foi lançado no dia 25 de dezembro do ano passado e, em julho deste ano, divulgou imagens consideradas as mais detalhadas do universo até hoje.

Leia mais