Belo Horizonte
Itatiaia

Estados Unidos deixam o Acordo de Paris oficialmente pela segunda vez

Documento foi assinado por Donald Trump em janeiro de 2025, mas saída dos EUA só foi efetivada neste ano

Por
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump • Isác Nóbrega | PR

Os Estados Unidos saíram oficialmente do Acordo de Paris Sobre o Clima pela segunda vez nesta terça-feira (27). Neste mês, o país também anunciou a saída imediata do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund - GCF), iniciativa que financia ações climáticas em países em desenvolvimento.

"O memorando ordena que todos os Departamentos e Agências do Poder Executivo cessem a participação e o financiamento de 35 organizações não pertencentes às Nações Unidas (ONU) e 31 entidades da ONU que operam contrariamente aos interesses nacionais, à segurança, à prosperidade econômica ou à soberania dos EUA", diz o comunicado.

Saída imediata dos EUA do Fundo Verde do Clima

A saída dos Estados Unidos do Fundo Verde do Clima foi anunciada no dia 8 de janeiro de 2026. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que o GCF é uma organização radical e argumentou que o projeto “contraria o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza”.

“Em consonância com a decisão do governo Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Departamento do Tesouro dos EUA notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) de que os Estados Unidos estão se retirando do Fundo e renunciando ao seu assento no Conselho do GCF, com efeito imediato”, diz comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA.

Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.