Água e indústria: o que considerar antes de decidir onde investir
Escolher onde instalar uma fábrica sem olhar para a bacia hidrográfica é assumir um risco que não aparece no plano de negócios. Em Minas, essa conta é especialmente sensível

Uma indústria nasce a partir de investidores, clientes e terreno garantidos, mas, ainda assim, pode vir a tropeçar na água. O abastecimento do primeiro dia costuma estar resolvido. O risco aparece depois, ao longo da vida útil do projeto, quando as condições que justificaram o investimento já mudaram.
Na escolha de um local, logística, energia, mão de obra e acesso a mercados entram em qualquer planilha. A água muitas vezes entra como premissa, algo que simplesmente estará lá. Em atividades que dependem de grandes volumes ou de fornecimento contínuo, essa premissa merece a mesma atenção que o preço da energia, afinal, são insumos essenciais inerentes à atividade.
A questão raramente associa-se à falta absoluta de água, e sim à incerteza sobre quanto haverá dela com o passar do tempo. A mesma bacia abastece cidades, lavouras, fábricas e ecossistemas naturais, e numa estiagem prolongada todos esses usos disputam o mesmo volume. As condições verificadas lá atrás no estudo de viabilidade da planta industrial podem deixar de valer.
O risco não aparece nas médias nacionais
O relatório State of Global Water Resources 2025, publicado em setembro pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), mostrou que 2025 esteve entre os anos de menor vazão dos rios em 35 anos, e que os últimos sete anos tiveram vazões fora do normal em boa parte da rede monitorada.
Escassez não está em toda parte, mas a variabilidade do ciclo da água está. Quem planeja um ativo para operar por décadas não pode mais considerar a série histórica de distribuição de chuvas como garantia.
No Brasil, a indústria respondeu por 9,9% das retiradas de água para usos consuntivos em 2024. Uso consuntivo é quando a água é utilizada e parte dela não retorna à fonte de onde foi retirada. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a irrigação ficou com 50,3% e o abastecimento urbano, com 22,3%.
À primeira vista, 9,9% parece pouco. Só que a média nacional não diz nada sobre a bacia onde a fábrica vai captar. Há regiões com folga para novos usuários e regiões onde atender mais um já é difícil. É essa diferença que interessa a quem vai investir.
Segurança hídrica também é custo industrial
Na fábrica, a água resfria equipamentos, limpa instalações, processa matéria-prima ou vira parte do produto. Quando o fornecimento deste recurso natural fica incerto, a empresa passa a gastar com captação própria, reservação, tratamento e reúso.

Se a água falta de fato, aí o prejuízo chega à linha de produção e por consequência direta aos contratos.
Em outubro, uma análise da ANA classificou 37% das captações industriais avaliadas como críticas e 14% como emergenciais quanto ao risco futuro de escassez. Essas indústrias têm água hoje. Porém, os números mostram uma vulnerabilidade real conhecida, e vulnerabilidade conhecida é algo que se deve planejar.
O quadro varia muito por setor e região. Nem toda indústria consome grandes volumes, e a tecnologia já permite cortar bastante o consumo. Também é verdade que exigências ambientais desproporcionais e burocracia mal desenhada encarecem investimentos sem devolver benefício equivalente. Ainda assim, subestimar a disponibilidade hídrica costuma sair muito mais caro do que investir em prevenção, e a conta não fica só com a empresa pois recai também sobre os outros usuários da bacia.
Minas Gerais e os desafios da disponibilidade de água
Minas reúne indústria, mineração e agropecuária em regiões com realidades hídricas muito distintas. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) aponta que a demanda historicamente se concentra no Triângulo Mineiro, no Alto Paranaíba e no Noroeste, mas vem crescendo em outras partes do estado.
Segundo o instituto, a irrigação responde por cerca de 70% da água outorgada em Minas. Vale lembrar que outorga é autorização oficial de uso que uma pessoa ou empresa adquire por procedimento próprio, não necessariamente consumo efetivo.
Com esse retrato, planejamento hídrico e estratégia de desenvolvimento regional não deveriam, em hipótese alguma, andar separados. Novos projetos industriais e minerários trazem emprego e arrecadação, mas disputam a mesma água que o campo e as cidades já usam.
Nada disso deve virar argumento automático contra novos empreendimentos. Em absoluto. O que falta, muitas vezes, é informação consistente sobre quanto cada região comporta e quanto custa garantir a operação ali.
A segurança hídrica nas decisões de investimento
No primeiro artigo desta coluna, discutimos como os recursos naturais pesam em custos, riscos e competitividade. A água talvez seja o exemplo mais direto dessa relação.

Levar a segurança hídrica em conta desde a concepção do projeto permite enxergar limitações cedo, dimensionar investimentos com realismo e evitar surpresas na operação. Para Minas, isso vai pesar tanto na atração de novos negócios quanto na permanência dos que já estão aqui.
Uma região que sabe quanto de água possui, quem a usa e quanto ainda pode oferecer é uma região mais fácil de planejar e escolher.
O anúncio de um novo investimento costuma destacar os recursos financeiros envolvidos, os empregos previstos e as expectativas de crescimento. Menos visíveis, porém, são as condições que permitirão transformar essas promessas em resultados duradouros.
É justamente aí que a análise socioambiental estratégica ganha relevância econômica quando atribui critérios decisórios aumentando a capacidade de antecipar problemas, qualificar escolhas e compreender suas consequências. São essas relações, muitas vezes negligenciadas no debate público, que merecem nossa atenção e continuarão orientando as reflexões desta coluna. Porque o desenvolvimento também precisa ser avaliado pela consistência das decisões que o tornam possível.
Filipe Horta é executivo com mais de 25 anos de experiência em governança, regulação e estratégia ambiental. Ao longo da carreira, participou do desenvolvimento de mais de 400 projetos nos setores de mineração, energia, infraestrutura, indústria e desenvolvimento urbano em todo o Brasil. Sócio-diretor da TAUPO Ambiental, também possui ampla atuação institucional em conselhos e entidades do setor e dedica-se à Inteligência Ambiental Aplicada, com foco no uso estratégico da informação ambiental para apoiar decisões de empresas e instituições.



