Energia solar e eólica lideram matriz elétrica da União Europeia em 2025

Pela primeira vez na história, fontes de energia renováveis ultrapassaram geração a partir de combustíveis fósseis no continente

Energia eólica é a maior fonte individual da matriz europeia

Em 2025, pela primeira vez a energia eólica e solar ultrapassou os combustíveis fósseis na matriz elétrica da União Europeia, segundo dados do think tank Ember. No ano passado, turbinas eólicas e painéis solares foram responsáveis por produzir 30% da eletricidade no continente. Usinas a carvão, gás e óleo responderam por 29% da produção.

A energia solar é a principal responsável pelo crescimento, com aumento de 19% na capacidade instalada e recorde de 13% da geração elétrica da União Europeia em 2025. Em países como Hungria, Espanha e Holanda, a fonte já responde por mais de um quinto da eletricidade.

A energia eólica é a maior fonte individual da matriz europeia, representando 17%. Já o uso de gás fóssil aumentou 8%, enquanto o carvão chegou ao seu mínimo histórico com 9,2% da eletricidade da UE.

Leia também

Beatrice Petrovich, analista do think tank Ember, explica que “a importância disso vai além do setor de energia”. Ela argumenta que “o perigo de depender de combustíveis fósseis é iminente em um cenário geopolítico instável”, disse em entrevista ao The Guardian.

Conflitos com os EUA

A Europa enfrenta tensões crescentes com os Estados Unidos, seu principal fornecedor de gás natural. O conflito acontece por causa do desejo de Donald Trump, presidente do país, de anexar o território da Groelândia.

Em uma cúpula nessa terça-feira (20) em Davos, na Suíça, o secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, criticou a adoção de energia solar e eólica pela Europa. Ele argumenta que a escassez de fábricas de baterias pode tornar o continente “subserviente” à China. “Se você vai depender de alguém, é melhor que sejam seus melhores aliados”, disse.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...