Em 2025, pela primeira vez a energia eólica e solar ultrapassou os combustíveis fósseis na matriz elétrica da União Europeia, segundo dados do think tank Ember. No ano passado, turbinas eólicas e painéis solares foram responsáveis por produzir 30% da eletricidade no continente. Usinas a carvão, gás e óleo responderam por 29% da produção.
A
A
Beatrice Petrovich, analista do think tank Ember, explica que “a importância disso vai além do setor de energia”. Ela argumenta que “o perigo de depender de combustíveis fósseis é iminente em um cenário geopolítico instável”, disse em entrevista ao The Guardian.
Conflitos com os EUA
A Europa enfrenta tensões crescentes com os Estados Unidos, seu principal fornecedor de gás natural. O conflito acontece por causa do desejo de Donald Trump, presidente do país, de
Em uma cúpula nessa terça-feira (20) em Davos, na Suíça, o secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, criticou a adoção de energia solar e eólica pela Europa. Ele argumenta que a escassez de fábricas de baterias pode tornar o continente “subserviente” à China. “Se você vai depender de alguém, é melhor que sejam seus melhores aliados”, disse.