Ouvindo...

UFJF abre concurso para professor do Magistério Superior

São 20 vagas, distribuídas entre os campi Juiz de Fora e Governador Valadares

São 16 vagas para Juiz de Fora e quatro para Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu um concurso público com 20 vagas para o cargo de professor do Magistério Superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 13 de agosto e 2 de setembro.

Do total das vagas, 16 são para o campus sede, em Juiz de Fora, e quatro para o campus avançado de Governador Valadares. É exigida a titulação de mestrado ou doutorado, conforme os requisitos específicos de cada área.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$195.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) há pelo menos 45 dias, desde que pertençam a famílias de baixa renda, conforme definido por decreto presidencial. Também podem solicitar isenção os doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

A relação preliminar de inscritos deve ser divulgada em 12 de setembro, e a lista final sai no dia 19 de setembro.

Remuneração

A remuneração varia de acordo com a titulação e o regime de trabalho. No caso de dedicação exclusiva (40 horas semanais), professores com doutorado podem receber até R$13.288,85, incluindo a retribuição por titulação. Também há oportunidades para regimes de 20h e 40h semanais sem dedicação exclusiva, com salários proporcionais.

Ações afirmativas

Nove vagas são reservadas a ações afirmativas, sendo três para pessoas com deficiência (PcD), quatro para pessoas negras (PN), uma para pessoa indígena (PI), e uma para pessoa quilombola (PQ).

A UFJF adota procedimentos de verificação para validação da autodeclaração. Candidatos cotistas também concorrem simultaneamente pela ampla concorrência.

Vagas por Campus, Unidade e Departamento

Campus Juiz de Fora

  • Faculdade de Administração: Departamento de Ciências Administrativas: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Faculdade de Comunicação Social: Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Faculdade de Economia: Departamento de Economia: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Faculdade de Medicina: Departamento de Cirurgia: 1 vaga (20h/semana).
  • Curso de Medicina Veterinária: Departamento de Medicina Veterinária: 2 vagas (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Instituto de Artes e Design (IAD): Departamento de Artes e Design: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Instituto de Ciências Biológicas (ICB): Departamento de Nutrição: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Instituto de Ciências Exatas (ICE):
    • Departamento de Ciências da Computação: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de Química: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Instituto de Ciências Humanas (ICH):
    • Departamento de Ciências Sociais: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de Filosofia: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de Geociência: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de História: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de Psicologia: 2 vagas (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).

Campus Governador Valadares

  • Instituto de Ciências da Vida:
    • Departamento de Educação Física: 2 vagas (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
    • Departamento de Odontologia: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).
  • Instituto de Ciências Sociais Aplicadas: Departamento de Direito: 1 vaga (40h/semana, integral, Dedicação Exclusiva).

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.