Reta final de inscrições para 21º Prêmio Amigo do Patrimônio em Juiz de Fora
Não serão aceitas autoindicações. Segundo Funalfa, homenagem a dez iniciativas é reconhecimento público por atuação em prol do patrimônio cultural.

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) recebe até sexta (31) inscrições para o 21º Prêmio Amigo do Patrimônio Cultural, em Juiz de Fora. Em 2026, serão premiadas até dez iniciativas.
Não são aceitas autoindicações. Por isso, a comunidade devem fazer as indicações gratuitamente. O processo deve ser feito na plataforma Prefeitura Ágil: clicar em “Protocolos”, realizar o login e, na aba “Assunto”, buscar por "Inscrição 21º Prêmio Amigo do Patrimônio".
A homenagem reconhece pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que desenvolvem ações voltadas à preservação, à conservação, à defesa, à salvaguarda e à divulgação do patrimônio cultural, além de iniciativas educativas que contribuem para ampliar a compreensão da comunidade sobre o tema.
Em caso de dificuldade para realizar a inscrição on-line, os interessados podem agendar auxílio presencial na sede da Funalfa, pelos telefones (32) 3212-2419 e (32) 3212-2318 ou pelo e-mail dmpac.funalfa@gmail.com.
Seleção e premiação
A seleção será realizada por uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), da sociedade civil e da Funalfa.
Os critérios serão estão a relevância da iniciativa para a comunidade, o alcance coletivo, a criatividade, a originalidade, a promoção do patrimônio cultural, ações de educação patrimonial, preservação de bens materiais e imateriais, acessibilidade e outras contribuições significativas para a memória e a identidade cultural de Juiz de Fora.
O resultado será divulgado em 15 de agosto. A cerimônia de entrega das placas do 21º Prêmio Amigo do Patrimônio Cultural está prevista para o dia 17 de novembro, no Teatro Paschoal Carlos Magno.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.



