Itatiaia

Reta final de inscrições para 21º Prêmio Amigo do Patrimônio em Juiz de Fora

Não serão aceitas autoindicações. Segundo Funalfa, homenagem a dez iniciativas é reconhecimento público por atuação em prol do patrimônio cultural.

PorJuiz de Fora
Prêmio Amigo do Patrimônio 20ª edição Juiz de Fora Foto .jpg
Prêmio Amigo do Patrimônio em Juiz de Fora comemora 20 anos em 2025 • Funalfa/Divulgação

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) recebe até sexta (31) inscrições para o 21º Prêmio Amigo do Patrimônio Cultural, em Juiz de Fora. Em 2026, serão premiadas até dez iniciativas.

Não são aceitas autoindicações. Por isso, a comunidade devem fazer as indicações gratuitamente. O processo deve ser feito na plataforma Prefeitura Ágil: clicar em “Protocolos”, realizar o login e, na aba “Assunto”, buscar por "Inscrição 21º Prêmio Amigo do Patrimônio".

A homenagem reconhece pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que desenvolvem ações voltadas à preservação, à conservação, à defesa, à salvaguarda e à divulgação do patrimônio cultural, além de iniciativas educativas que contribuem para ampliar a compreensão da comunidade sobre o tema.

Em caso de dificuldade para realizar a inscrição on-line, os interessados podem agendar auxílio presencial na sede da Funalfa, pelos telefones (32) 3212-2419 e (32) 3212-2318 ou pelo e-mail dmpac.funalfa@gmail.com.

Seleção e premiação

A seleção será realizada por uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), da sociedade civil e da Funalfa.

Os critérios serão estão a relevância da iniciativa para a comunidade, o alcance coletivo, a criatividade, a originalidade, a promoção do patrimônio cultural, ações de educação patrimonial, preservação de bens materiais e imateriais, acessibilidade e outras contribuições significativas para a memória e a identidade cultural de Juiz de Fora.

O resultado será divulgado em 15 de agosto. A  cerimônia de entrega das placas do 21º Prêmio Amigo do Patrimônio Cultural está prevista para o dia 17 de novembro, no Teatro Paschoal Carlos Magno.

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

 

 

Belo Horizonte